29 março 2013

Progressiva hidrata ou agride os cabelos?

Eis uma pergunta que muitas meninas tem em mente, bom a princípio temos que ver a composição da progressiva escolhida pra saber se ela hidrata os fios ou se ela agride acabando de ressecar o restante. Muitos cabeleireiros "vendem" o processo da progressiva prometendo que ela vai hidratar seus fios, mas muitos também chamam outros procedimentos de alisamento de progressiva, tipo assim:

Produtos usados nos cabelos que não são considerados progressivas (os mais populares):
Tioglicolato de Amônia
Hidríxido de Guanidina
Hidróxido de Sódio

*Esses procedimentos alisam o cabelo desde a estrutura interna, ou seja uma vez alterada a forma do cabelo ela nao volta, é definitiva até que se corte a parte alisada.

Produtos usados nos cabelos que são considerados como escovas progressivas:
Formol (apesar de proibido ainda é muito usado =/ )
Ácidos como Glioxílico, ácido hialurônico e vários outros

*Esses procedimentos alisam superficialmente os fios, por isso são chamados de progressivos, a medida que são lavados e expostos ao tempo essas química vão saindo do cabelo.

Particularmente eu não uso e não gosto do formol, porque é proibido, é tóxico e sela o cabelo de tal forma que nenhum nutriente entra nele 100% depois, causando ressecamento e quebra. Por isso dou prioridade as progressivas a base de ácido glioxilico mas mesmo assim devem ter algumas precauções na hora de decidir fazer.

Cabelos sobrecarregados de tintura por exemplo devem ter muito cuidado na hora de fazer uma progressiva de Ácido, seja ele qual for, pois o ácido vai deixar o cabelo áspero até que se dê forma a ele, mas como faço pra saber que meu cabelo tem excesso de tintura? É quando seu cabelo tem tanta tinta mas tanta tinta que está colorido mas opaco, colorido mas sem balanço, colorido mas sem brilho, ou seja, ele está com as escamas abertas, aí você repara sua raiz crescendo e seu cabelo natural brilhando mais que nunca mas a parte colorida fica tão opaca que se destaca.


Eis um cabelo que tem relaxamento de tioglicolato e mechas e tonalizante, no lado esquerdo da foto ele está lavado somente com shampoo anti resíduos e foi seco com secador, do lado direito ele foi escovado com progressiva a base de ácido glioxílico e ficou extremamente selado, pra saber quando as escamas ficam seladas é só conferir o brilho, elas refletem luz.


O que se deve fazer para hidratar e devolver o brilho perdido?

Você basicamente tem que abrir as escamas dos fios, depositar nutrientes e fecha-las, bem fechadinhas. A progressiva sem formol é um dos procedimentos que ajuda a depositar nutrientes e selar as escamas.




Esse é o meu cabelo, depois de lavado e hidratado, escovei e ele refletiu bastante brilho.


E esse é o cabelo mais famosinho do facebook, todo dia alguém me envia essa foto pedindo pra fazer, mas que fique claro que pra poder conseguir um cabelo bonito, com balanço, brilho e com essa cor é preciso ter um histórico saudável, sem excessos de tintura, progressivas com formol, descolorações com produtos inferiores, ou seja fique ligada na qualidade de tudo que usam nos cabelos heim.

Um comentário:

  1. Gostei muito do que vi !
    Muito difícil encontrar espaços bacanas como este :_)

    Deixo o meu aqui caso queira dar uma olhada,

    http://bolgdoano.blogspot.com.br/

    Agradeço desde já !

    ResponderExcluir

Fala gata!!!

Loading...
© Conversas de salão - 2016. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Cute Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo